a

Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica

Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica

As ruínas do Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica estão localizadas na freguesia de Caparica, concelho de Almada, num vale entre o Monte da Caparica e a Charneca da Caparica. O mosteiro pertenceu à Ordem dos Eremitas de São Paulo, Primeiro Eremita, e teve origem num eremitério fundado no ano de 1410. Hoje em dia, muito pouco dos antigos vestígios do edifício restam; a maioria das suas fundações encontra-se em propriedade privada. Felizmente, existe um conjunto de desenhos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo que ilustram, aparentemente, duas fases da história do edifício: 1) a sua configuração nos finais do séc. XVI e; 2) um projeto de remodelação, do arquiteto régio Luís de Frias Pereira, talvez de finais do séc. XVII (Mendes, 2017) .

O nosso projeto visa reconstruir virtualmente o mosteiro perdido, a fim de desvendar este lugar sagrado. Usando os desenhos do arquivo como base, esperamos reconstruir o que é possível e, através da inspeção do terreno e das ruínas do mosteiro, pesquisar evidências a partir das quais possamos recriar este edifício num ambiente virtual.

Fonte: Mendes, R. (2017) Os Desenhos do Mosteiro de Nossa Senhora da Rosa de Caparica \ 1593-1630 e o Arquiteto Régio Luís de Frias Pereira, in: ARTIS Nº5 (Caleidoscópio: Casal de Cambra) pp 42-51.

User registration

You don't have permission to register

Reset Password