O que fazemos

A investigação IPTI explora o papel das tecnologias digitais no questionamento, conhecimento e comunicação de valores - tangíveis e intangíveis - do património cultural. Acreditamos que processos como a digitalização laser e a modelação digital fornecem contribuições únicas para a preservação da memória e da identidade, criando ligações entre passado, presente e futuro.
“Património cultural intangível” são práticas, representações, expressões, conhecimento, e competências – assim como instrumentos, objetos, artefactos e espaços culturais correlacionados – que comunidades, grupos e, em certos casos indivíduos, reconhecem como parte da sua herança cultural.”
2003 UNESCO Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (tradução livre por IPTI)

 

 

 
“Em contraste com a prática tradicional, os valores do paradigma patrimonial emergente frequentemente assentam em hospedeiros intangíveis, para os quais o atual kit ferramentas de conservação será de pouca ajuda. Sob este paradigma, o valor de um lugar patrimonial pode repousar num uso tradicional específico, ou num padrão de habitação, importante ou até indispensável para o bem-estar de uma comunidade.”

Gustavo F. Araoz (2011) – Preserving heritage places under a new paradigm (tradução livre por IPTI)

User registration

You don't have permission to register

Reset Password