a

Reconstruções digitais do Convento dos Capuchos de Alferrara

Reconstruções digitais do Convento dos Capuchos de Alferrara

Tese de: Inês Almedia

A utilização de ferramentas digitais para a compreensão, divulgação e valorização de edifícios históricos tem sido cada vez mais adotada. Situado na Serra da Arrábida, o Convento dos Capuchos de Alferrara foi um dos edifícios históricos relevantes para a história da ordem de S. Francisco e da cidade de Setúbal. Apesar da sua relevância, a informação disponível é escassa e dispersa, não existindo trabalhos que descodifiquem o convento, atualmente em ruína.

A presente dissertação propõe uma reconstrução digital do edifício do Convento dos Capuchos de Alferrara, à data do século XVIII-XIX, fornecendo uma compreensão integrada do mesmo, segundo uma base de informação que reúna todas as menções conhecidas ao convento. Esta reconstrução inclui a reconstrução dos desenhos em planta de todos os pisos do convento, a descodificação da distribuição espaço-funcional dos pisos, e a modelação 3D do edifício conventual, e da sua envolvente próxima. Utilizaram-se ferramentas digitais (e.g., ambientes CAD/BIM, laser scanning, fotogrametria aérea), e combinaram-se estas com o cruzamento constante das diversas fontes de informação. Nestas incluem-se a recolha de casos de estudo e a realização de entrevistas a especialistas, de modo a estabelecer uma caraterização global de todos os aspetos do convento, o mais completa e fundamentada possível.

A reconstrução digital resultou de um processo cumulativo de informação, descrevendo-se detalhadamente cada um dos passos e decisões envolvidas no processo. Deste modo, garantiu-se a transparência do trabalho realizado procurando assegurar-se que este constitua uma base sólida de informação sobre o Convento dos Capuchos de Alferrara.

https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/ma/dissertacao/283828618790802

Reconstrução digital do Convento dos Capuchos de Alferrara (séculos XVIII-XIX).

Níveis de certeza da reconstrução digital (séculos XVIII-XIX).

Agradecimentos:
Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS)
Fábio Vicente (AMRS)
Dra. Ana Paula Figueiredo
Arq. Paisagista Telmo Pina

User registration

You don't have permission to register

Reset Password