a

Programming in Digital Heritage

Programming in Digital Heritage

These de: Rúben Coelho

O papel das linguagens de programação introduz uma multiplicidade de contributos para o património digital, muitos dos quais têm permanecido inexplorados. No panorama contemporâneo, o domínio do património digital enfrenta um desafio proeminente que pode beneficiar significativamente das competências de programação: a arduidade dos esforços de modelação digital.

Atualmente, os processos de modelação digital no domínio do património digital baseiam-se predominantemente em intervenções manuais, exigindo quantidades substanciais de tempo e esforço. Ao automatizar parcial ou totalmente algumas das tarefas repetitivas e morosas envolvidas na interpretação e transformação de dados, a programação oferece um caminho promissor para a redução significativa das operações extenuantes da modelação digital.

Os casos de estudos específicos realizados no Convento dos Capuchos de Alferrara, no Santuário do Bom Jesus e na Capela de Santa Catarina apresentam um conjunto único de desafios que serão abordados através da programação. Cada local apresenta complexidades distintas no que diz respeito à aquisição, processamento e análise das nuvens de pontos, tais como obstruções causadas por elementos arquitetónicos ou vegetação. A versatilidade destas linguagens faculta o desenvolvimento de algoritmos especializados e fluxos de trabalho adaptados a cada estudo de caso, garantindo resultados precisos e significativos. As linguagens de programação permitem aos utilizadores realizar tarefas, como a redução de ruído existente, a segmentação e a visualização, com elevada precisão e eficiência, contribuindo para uma compreensão extensiva destes de grande valor histórico.

Deste modo, as linguagens de programação oferecem um enorme potencial inexplorado no âmbito do património digital. A sua aplicação agiliza a tarefa de modelação digital, contribuindo, em última instância, para a preservação e divulgação do nosso rico património.

Visualizações dos três estudos de caso, da esquerda para a direita: Alferrara, Bom Jesus e Santa Catarina.

Agradecimentos:
Fundação Oriente
Associação de Municípios da Região de Setúbal

User registration

You don't have permission to register

Reset Password