a

Exposição Pública do Curso Hors Les Murs 2024

Exposição Pública do Curso Hors Les Murs 2024

Foi realizado uma exposição pública para apresentar a recente colaboração do estúdio de design Hors Les Murs com a Université de Montréal, o Instituto Superior Técnico e o Tokyo College. 20 estudantes de arquitetura de Montreal visitaram o local em primeira mão e desenvolveram propostas de design especulativas que reinventaram o seu futuro. O trabalho dos estudantes explorou como a arquitetura poderia, mais uma vez, mediar os reinos humano, natural e espiritual através de intervenções mínimas que reconectariam os visitantes com os valores da antiga comunidade do convento.

As suas propostas abraçaram o ethos franciscano de humildade e respeito pelo mundo mais-que-humano, desafiando práticas convencionais de conservação arquitetónica e patrimonial orientadas pelo mercado. Entre as intervenções informais propostas destacam-se a introdução de jardins medicinais, espaços de biblioteca e dormitórios temporários. De particular relevância foi a proposta de reativar o sistema hidráulico do local como um elemento unificador. Esta iniciativa gerou hoje novas discussões sobre um plano de recuperação que envolva programas diretamente relacionados com o património hídrico dos locais.

O evento teve lugar na Sala 1150, Pavilhão da Faculdade de Planeamento da Université de Montréal, nos dias 22 e 23 de novembro, das 11h30 às 17h00.

Veja aqui para mais detalhes.

Fotografias de Josue Perez Sanchez (Designer de Redes Sociais, UdeM).

Visualização das nuvens de pontos finais registadas durante o curso.

Agradecimentos:

Fábio Vicente (Designer e Coordenador da Quinta Pedagógica de S. Paulo em Alferrara), Hélia Silva (Arquitecta), Tiago Borges Lourenço (Historiador de Arte), João Miguel Simões (Historiador de Arte), Alexandre Pais (Historiador de Arte), Dídia Covas ( Engenheira hidráulica), Inês Almeida (Arquitecta), Francisco Luis Rasteiro (Espeleólogo) Pedro Alves (Espeleólogo), Miguel Tiago (Geólogo), Lorenzo Russo (Engenheiro patrimonial), Andreia Gomes (Guia do Convento da Arrábida), Filipe Magalhães ( Arquiteto e fundador do atelier FALA). O curso e a exposição foram possíveis graças ao apoio financeiro do fundo Riverin Contant e da UdeM International.

User registration

You don't have permission to register

Reset Password