Tornar Visíveis os Traços de Nossa Senhora da Piedade de Caparica

/  Publications   /  Tornar Visíveis os Traços de Nossa Senhora da Piedade de Caparica

Tornar Visíveis os Traços de Nossa Senhora da Piedade de Caparica

Jesse Rafeiro a, Ana Tomé b, João Luís Inglês Fontes c

a Carleton Immersive Media Studio, Carleton University,

1125 Colonel By Drive Ottawa, ON K1S5B6, [email protected]

b Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa,

Av. Rovisco Pais, 1 1049-001 Lisboa, [email protected]

c Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa,

Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa, [email protected]

Após um extenso processo de renovação nos anos 50, do século XX, aliado à ausência de documentação (histórica e contemporânea) ao longo da sua vida, o Convento dos Capuchos de Caparica (1558) não permite, hoje, reconhecer a configuração original dos seus espaços. Atualmente, o convento serve a comunidade de Almada como espaço para recitais, concertos, casamentos e outros eventos sociais os quais, embora frutuosos para a comunidade, ocultam a sua conceção original como lugar de silêncio e contemplação solitária para um pequeno grupo de frades franciscanos conhecidos em Portugal como Capuchos. Uma compreensão mais profunda da história do edifício é necessária, uma vez que essa compreensão do passado permitirá melhor continuar, no presente, o papel deste edifício cultural no município de Almada. Desde 1558, gerações de Capuchos viveram no convento até à extinção, em 1834, das ordens religiosas em Portugal. Depois disso, foi abandonado durante mais de cem anos até que o projeto de renovação dos anos de 1950 veio inserir novos programas e espaços não relacionados com a atividade do seu passado. Um melhor conhecimento sobre o estado original do edifício exigiria uma investigação arqueológica extensa e invasiva. Mas, tal investigação poderia – apesar de tudo – deixar-nos com uma imagem incompleta. Assim, e porque não existem desenhos ou descrições do edifício antes da renovação, o projeto de investigação descrito neste artigo emprega uma abordagem interdisciplinar, congregando diferentes métodos para uma reconstrução virtual do passado.  O objetivo será validar cientificamente uma eventual reconstrução HBIM, sobre uma condição espaço-funcional especulativa do convento anterior aos anos 50 do século XX. A abordagem combina análise e visualização de textos históricos com levantamento fotogramétrico de espaços e elementos construtivos encontrados noutros conventos da região. A obra “Estatutos da Província de Santa Maria de Arrábida” constituiu uma referência essencial – na sua versão do século XVII, delineia as regras para a construção de todos os conventos franciscanos (frades menores) desta província. Inclui descrições e dimensões rigorosas dos espaços, procurando assegurar uma austeridade, no âmbito da ordem, consistente com os seus ideias. Ao visualizar os espaços e as relações do convento ideal, tal como descrito nos Estatutos, foram também estabelecidas comparações entre instâncias específicas de conventos do mesmo período, região e ideologia franciscana. Deste modo, os remanescentes vestígios do presente poderiam ser ligados ao passado. Outro método utilizado envolveu a utilização de levantamentos fotogramétricos para adquirir modelos (de nuvens de pontos) de espaços e elementos construtivos, comuns entre os conventos Capuchos, nomeadamente em Alferrara, Arrábida e Sintra – um “triângulo franciscano” em volta de Lisboa – como meio de visualizar e comparar aspetos deste convento capucho, certamente existentes no passado, mas hoje sem vestígios aparentes. Na sequência destes estudos, é delineada uma futura reconstrução HBIM, identificando os elementos de construção de acordo com várias fontes de informação (e.g., textos, desenhos, visitas de campo) e níveis de fiabilidade (certeza ou especulação), tal como registados ao longo da investigação.

Palavras-chave: Reconstrução virtual, Património arquitetónico, Documentação patrimonial, HBIM, Fotogrametria, Modelação digital, Impressão 3D, Conventos Capuchos

PROHITECH 2020

4ª Conferência Internacional sobre Proteção de Construções Históricas
5-7 de julho de 2021, Atenas, Grécia